sábado, 18 de dezembro de 2010

O Abusado (Caco Barcellos)

Já faz algum tempo que li este livro, mas como faz parte dos meus favoritos resolvi compartilhar com vocês a resenha dele. Para quem se interessa por histórias com o narcotráfico no Rio de Janeiro e a vida nos morros cariocas, este é um prato cheio!

Em “O Abusado”, Caco Barcellos conta a história do traficante Marcinho VP (no livro chamado de Juliano), integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV). O cenário é o morro Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro.  Este é um livro-reportagem que, além da experiência de convivência em meio aos traficantes, Caco demorou 5 anos para compilação de fatos e pesquisas.

É possível ler a história e fazer uma análise do narcotráfico e da violência instalada nas ruas da cidade maravilhosa. O traficante protagonista da história, ao contrário do que imaginamos, possui muita racionalidade e interesse por literatura e engajamento social. Ele inclusive ganhou destaque na mídia quando permitiu que Michael Jackson gravasse um clipe no morro. Essa é uma das muitas histórias encontradas no livro. 

A informação a seguir não é um spoiler, ok?! É uma curiosidade! 

Esclarecimento IMPORTANTE:

O Marcinho VP do livro “O Abusado” refere-se ao: Márcio Amaro de Oliveira. Dois meses após a publicação do livro, Marcinho VP foi assassinado no presídio Bangu III. Dizem que o motivo da morte foram suas revelações sobre atuação do tráfico em Copacabana. 

Atualmente temos acompanhado nos noticiários outro Marcinho VP, o Marcio dos Santos Nepomuceno, que inclusive está preso. Este é traficante atuante no Complexo do Alemão e recentemente foi transferido para penitenciária de Porto Velho em Rondônia por ser considerado um dos bandidos mais perigosos do país, junto com Elias Maluco.
 

Editora: Record
Autor: Caco Barcellos
Número de páginas: 588
  • Recomendação: Ótimo





6 comentários:

Lariane disse...

Legal, mas acho q não faz meu estilo :S

Beijocas,
Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

Mônica disse...

Parece legal este livro, e Caco Barcellos é um grande reporter. Valeu a dica,bj

aline naomi disse...

Será que não rola de a Record ceder uma cópia para você sortear no site?? =P

Já faz tempo que queria ler esse!

Beeijo!

Clarisse Cunha disse...

Flafli, tudo bem?
Livro legal, nunca tinha visto nas prateleiras por aí! Bem brasileiro mesmo...

Estou fazendo essa visita pq estou add os participantes do Amigo Secreto Literário, e vc é um deles. Foi uma ótima oportunidade de conhecer outros blogs, inclusive o seu que eu não conhecia. Já add e visitarei sempre.

Depois passo para ver seus presentes e quem vc tirou!

XOXO, da Lisse

.Niii. disse...

Não tinha lido nada sobre ele, mas o tema não me chamou a atenção! =/
Flavinhaaaaaaa quanto tempo!
Por onde vc andava?

BJO
Niii

@whosthanny disse...

Adorei a resenha, bem interessante mesmo. Mas não faz meu tipo :/

Beijos,
Thanny in Wonderland
http://whosthanny.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...