segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pequena Abelha (Chris Cleave)

Não vou mentir. Estou com o livro desde dezembro de 2010. Comecei a lê-lo e desisti por volta da página 60... achei o texto massante e sem muita coerência... estava demorando muito para entender a história... Resolvi dar uma nova chance a ele este ano e para minha surpresa acabei gostando. Outro dia ouvi dizer que quando abandonamos uma leitura é porque ainda não estamos prontos para sua mensagem. Será?!...

Acho que o que me fez parar a leitura na primeira tentativa foi a publicidade feita em cima do livro. Gerou em mim uma série de expectativas que estavam longe de serem supridas de imediato. A leitura começa lenta e a história é contada por duas personagens, Pequena Abelha (a garota nigeriana) e Sarah (a jornalista londrinha). A vida destas mulheres se cruzam num dia fatídico e uma delas é pressionada a tomar uma decisão que mudaria suas vidas para sempre. A partir daquele momento, nada mais seria igual. O autor passa a descrever através do olhar destas mulheres a guerra econômica e social dentro da África num período de descoberta de petróleo. A vida de uma cidadã européia e uma cidadã africana têm muito mais em comum do que imaginávamos.

Confesso que o final do livro me comoveu. Cheguei a ficar emocionada. Quando descobrimos o que aconteceu no dia fatídico (por volta da página 93), tudo passa a ter conotação de filme.

Recomendo a leitura embora não tenha achado tão sensacional quanto a mídia.

Aproveitando o tema do livro recomendo a leitura de um post antigo que contém o depoimento de uma nigeriana falando sobre leitura.

Editora: Intrínseca
Autor: CHRIS CLEAVE
Número de páginas: 270

Recomendação: Bom


3 comentários:

Jonh Silva disse...

Olá Fla,

Nossa, eu gostei do livro desde a primeira frase. Antes de consegui-lo eu acompanhei toda a divulgação e cada vez eu ficava com vontade de lê-lo. Rapidamente eu em apeguei a Abelhinha e gostei da dinâmica do livro em dividir a narração entre duas personagens...

Que bom que gostou do final =D...

HUGS!!!
Joe Silva - Blog EP
http://escrevendoaospouquinhos.blogspot.com

@Flafli disse...

Oi Joe! Eu tb gostei dessa dinâmica alternada... e embora tenha ficado de fora da resenha essa observação, tb achei interessante que um autor (homem!) escrevesse a narrativa com protagonistas tão femininas... não é fácil pensar como mulher...rs

Eliane disse...

Olá querida! Bem vinda!! Fiquei com saudades dos seus posts! Mas saber que vc ganhou um serzinho especial na sua vida compensa a falta que fez no nosso mundinho literário!

Eu li Pequena Abelha e não consegui me decidir se gostei ou não! Achei um livro muito triste! Mas um livro que faz pensar!!

Felicidades pra vc e seu pequenino!!

Beijo

Eliane (Leituras de Eliane)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...