domingo, 12 de fevereiro de 2012

Cai o Pano (Agatha Christie)

Este foi meu primeiro Agatha Christie. E acidentalmente comecei pelo livro que poderia ser o último caso do detetive Hercule Poirot. Só depois de ler toda a história, entendi que ele é o protagonista de várias obras policiais de Agatha. Foram escritos diversos livros com o detetive. Mas não tem problema. A história foi compreendida sem ser prejudicada, pois o suspense tem começo, meio e fim. Adorei! Consigo entender porque a autora tem tantos fãs. Passamos a procurar o assassino e a desconfiar dos personagens construídos com perfis ricos.

Nesta obra, o detetive Poirot volta ao cenário de sua primeira investigação com o amigo capitão Arthur Hastings: a mansão Styles. A história é contada pelo capitão que sabe através do próprio Poirot que um assassinato ocorreria naquele lugar, agora transformado em hotel. Sabe-se que o assassino esteve envolvido em outros cinco crimes aparentemente sem ligação entre si. Através da narrativa passamos a conhecer todos os personagens e seus envolvimentos. A leitura é rápida e dinâmica pois ansiamos descobrir quem é o assassino e, principalmente, quem será a vítima. Uma história empolgante e imperdível para os amantes do estilo policial. O final é surpreendente e muito bem amarrado. Recomendo!

À propósito, não posso deixar de fazer uma comparação da trama à famosas novelas de suspense, como "Vale Tudo" (1988) de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, que rendeu a famosa pergunta "Quem matou Odete Roitman?", e "A Próxima Vítima" (1995) de Silvio de Abreu. Embora eu não tenha lido isso em lugar algum, o estilo certamente deve ter tido influência das histórias da inglesa Agatha Christie, que escreveu 80 romances policiais e coleções.

Editora: Nova Fronteira
Autor: AGATHA CHRISTIE
Número de páginas: 217
Recomendação: Ótimo


8 comentários:

Joe Silva disse...

Nossa, que chato. Começar justo pelo último livro que a Agatha escreveu. Eu também já o li, mas sabia disso... hehe... e não consegui esperar ler todos os casos de Poirot para ler esse último dele que teve um dos melhores finais (e olha que já li mais de 60 da AC =D). Eu sou fã incondicional dela e não tenha um livro escrito por ela que eu já tenha lido que não tenha gostado. A maneira como escreve, dá vida aos personagens, cria tramas de assassinatos e conspirações, trabalha em cima deles e dá um fim completamente inesperado faz com que seus livros e contos sejam únicos.

Agora te indico a ler O Caso dos Dez Negrinhos (ou com o novo título "E não sobrou nenhum") que também é um dos meus preferidos. Tem também "A casa torta" e Os 12 trabalhos de Hercule que são ótimos também.

Muito bom o post e fico feliz que tenha gostado do livro da AC....

HUGS =D!!!
Joe Silva - Blog EP
http://escrevendoaospouquinhos.blogspot.com

@Flafli disse...

Pois é Joe! Só eu pra fazer essa "trapalhada"! Estou com 3 livros dela aqui... e não li a contracapa... fui logo devorando o primeiro que peguei...

Agora vou ler: "Assassinato no Expresso Oriente" e "O Natal de Poirot". Mas vou deixar suas dicas anotadas. Valeu!!!

Beijos!

Flá

Vanessa disse...

Hey (:
Adoro esse livro, é muito bacana. Poxa, sua azarada, logo o ultimo livro do Poirot UAHSAUSHAU Não é um dos meus favoritos da Agatha, mas é muito bacana. Boa resenha.

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

@Flafli disse...

Obrigada Vanessa! Vou ler os demais livros dela com outros olhos... rsrsr

Mônica disse...

Vou só te prevenir, Agatha Christie vicia e Hercule Poirot vira ídolo. Esta é a verdadeira dupla dinâmica.Adoroooo
Sua resenha está show e com certeza todos estas novelas e histórias de espionagem tem muito de Agatha Christie, pois ela a rainha das novelas policiais. Beijos

Sil disse...

Assassinato no Expresso Oriente é ótimo!! Com Poirot é difícil não ser muito bom...não deixe de conhecer a querida Ms. Marple, que atua em alguns livros tb como Assassinato na Casa do Pastor, Os Treze Problemas, Um Crime Adormecido(antigão mas ótimo!!).

aline naomi disse...

Ainda não li nada da Agatha Christie, mas quero ler! Acho que vou tentar ler o primeiro que ela escreveu (embora você tenha dito que não tem importância, pois dá para entender os livros mesmo lendo fora de ordem)...
Adorei essa sua foto com seu baby! :) Lindo, lindo.
Beijos!

Eliane disse...

Leia mais Agatha Christie Flá! Eu já li a maioria dos livros dela. Sou mega-fã mesmo! Adorei o post!

Beijo

Eliane (Leituras de Eliane)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...